TV RÁDIO
Buscar

Tradicional clube de futebol da Bahia, Leônico completa 81 anos de história

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline) em 03 de Abril de 2021 16:30
Foto: Reprodução

Fundando em 1940, a Associação Desportiva Leônico completa 81 anos de fundação neste sábado (3). O tradicional clube, já foi campeão baiano em 1966, além de ter conquistado três edições do saudoso Torneio Início da Bahia.

O clube que surgiu como amador, virou sensação no estado e se profissionalizou na década de 1960, chegando ao ápice com a conquista do Campeonato Baiano em 1966, em cima do Vitória. O clube viria a ser vice-campeão em duas oportunidades, em 1978 e 1984, tendo assim o direito de disputar o Campeonato Brasileiro.

O declínio aconteceu ná década de 1990, quando o clube acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano, pela primeira vez na história. Após retorno no ano seguinte, caiu em 1992 sem vencer nenhuma partida, e até hoje não conseguiu retornar à elite do estadual.

Em 2007, após 15 anos inativo, o Leônico retornou à Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol, disputando uma vaga pelo acesso à Primeira Divisão. Na última rodada da competição, o time protagonizou um polêmico momento ao ser goleado por 10x0 pelo Guanambi, o resultado exato que classificaria o próprio Guanambi para a disputa das finais frente ao Feirense. Houve queixas de facilitação do jogo por parte do Galícia (concorrente direto por uma vaga na final), além de denúncias de ameaça de morte destinadas ao goleiro do Leônico, que disse ter sido intimidado por torcedores do Guanambi. A polêmica obteve repercussão nacional e foi parar no TJD baiano, que anulou o resultado da partida e obrigou a FBF a marcar um novo jogo. Adicionalmente, o "Moleque Travesso" foi suspenso por um ano das competições profissionais por não apresentar médico em algumas partidas do campeonato. Mesmo com o encerramento da suspensão, o Leônico não conseguiu retornar à Segunda Divisão baiana, mantendo-se licenciado das competições promovidas pela FBF até 2013. Reformulado, o clube confirmou sua volta ao futebol, novamente pela segunda divisão estadual. (parágrafo retirado da wikipédia)

Enfim, com todos os altos e baixos, o Leônico é o segundo time nos corações de muitos baianos, que esperam e desejam o retorno do time grená à elite do futebol estadual.

 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade