TV RÁDIO
Buscar

Defensoria Pública recomenda veto à construção de novo CT do Bahia; saiba detalhes

Autor(a): Tácio Caldas - BNews em 22 de Fevereiro de 2024 18:30
Foto: Divulgação / ECBahia

Divulgação / ECBahiaA Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) encaminhou uma recomendação a órgãos públicos que podem prejudicar ações de interesse do Bahia SAF. Isso porque a empresa que gere o futebol do Esporte Clube Bahia tinha interesse em construir um novo Centro de Treinamento (CT) para o clube treinar, mas a recomentação pede o veto à construção do novo espaço do Tricolor de Aço. O local escolhido havia sido próximo à comunidade quilombola do Quingoma, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A recomendação é conjunta com a Defensoria da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) e tem o intuito de resguardar seus direitos da comunidade diante da possibilidade de construção do novo CT do Esquadrão. O documento foi emitido na última quarta-feira (21) e foi endereçada ao Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Lauro de Freitas e ao Bahia Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Apesar disso, essa recomentação tem caráter preventivo e busca orientar os agentes econômicos e as autoridades públicas a fim de evitar futuros problemas que possam impactar o território quilombola.

Em relação ao Bahia SAF, a DPE/BA, o DPU e o MPF solicitaram que a entidade recue e desista de escolher áreas pertencentes ao território tradicional para a construção do CT. Ao todo, as a empresa que controla o futebol do bahia terá 15 dias para se manifestar e apresentar informações sobre as medidas adotadas para evitar tais problemas. Essa recomendação foi assinada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Igualdade Étnica, pelo Núcleo de Equidade Racial e pela coordenação de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade