TV RÁDIO
Buscar

Retrospectiva 2023: de três eliminações em uma semana a acarrancada colossal e título da Série B

Autor(a): Ruan Dias (Twitter: @RuanDiias2) em 25 de Dezembro de 2023 08:00
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Eliminado de três competições em uma semana, o primeiro trimestre do Vitória foi desastroso, tanto dentro quanto fora de campo. Fora, de forma precoce, do Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Nordeste; o Leão deixou de embolsar R$ 6 milhões e comprometeu o setor financeiro do clube. Isso porque, para projetar o orçamento da temporada, o Conselho Fiscal apostou em resultados esportivos que não foram concretizados. 

A diretoria do clube havia projetado, no orçamento, chegar à final do Baiano, às semis do Nordestão e terceira fase da Copa do Brasil.

No entanto, apesar de mais um início de ano vexatório, assim como foi no ano passado, a temporada 2023 do Vitória também teve um roteiro tão emocionante quanto os filmes de ação de Hollywood. A "franquia cinematográfica" dirigida pelo presidente Fábio Mota arrumou espaço para uma sequência de ano repleta de superação, emoção e metas jamais atingidas antes.

Pensando em você, torcedor, o Galáticos Online separou os dez acontecimentos marcantes ao longo da temporada 2023 do rubro-negro baiano.

Demissão de João Burse e anuncio de Léo Condé: 

No início do mês de fevereiro, a diretoria do Vitória bateu o martelo e acertou o desligamento do técnico João Burse. Após a derrota para o CSA, por 3 a 0, pela Copa do Nordeste, o treinador não resistiu ao cargo e deixou o clube na 7ª colocação do Baiano e da Copa do Nordeste. Ao todo, foram 4 triunfos, 2 empates e 4 derrotas à frente do clube baiano. 

Dois dias após a demissão de Burse, o Vitória agiu rápido no mercado e oficializou Léo Condé como novo treinador. O técnico chegou com a missão de estruturar a equipe, evitar mais uma eliminação na primeira fase do Baiano e arrumar a casa para o principal objetivo da equipe na temporada: o retorno à Série A. 

Junto com o técnico, chegaram o assistente Renato Negrão, com quem ele trabalha há 10 anos, e o preparador físico Diego Kamimura.

Nem Condé salvou o Vitória de mais um vexame: 

No dia 26 de fevereiro deste ano, o Vitória teve, mais uma vez, sua história manchada. Sob os olhares do seu torcedor, a equipe foi eliminada na primeira fase do Campeonato Baiano pelo quinto ano consecutivo. Dessa vez, a campanha foi encerrada com um empate em 0 a 0 com o Barcelona de Ilhéus e se despediu da competição na sexta colocação.
Com a eliminação, o Leão da Barra, de acordo com o regulamento, estaria fora da Copa do Brasil 2024. Isso porque, a Federação Bahiana definiu o Campeonato Baiano como caminho para as três vagas no mata-mata nacional. Sendo assim, a Bahia seria representada por três clubes: os três melhores colocados do Campeonato Baiano de 2023.

Caiu na Copa do Brasil:

Três dias depois do duro golpe no Baiano, a torcida do Vitória tomou outra "punhalada": mesmo com a vantagem de jogar pelo empate, a equipe foi derrota por 2 a 0 diante do Nova Iguaçu, no estádio Laranjão, no Rio de Janeiro, e eliminação ainda na primeira fase da competição.

Sem o Estadual, o recordista em participações na Copa do Brasil, vice-campeão em 2010 e semifinalista em 2004, só iria disputar a competição em 2024 se conquistasse a Copa do Nordeste ou a Série B na atual temporada.     

Desligamento de Edgard Montemor:

Pouco depois da eliminação na Copa do Brasil, após derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu, a diretoria do Vitória anunciou o desligamento do diretor de futebol, Edgard Montemor. 

No comunicado, o clube informou que seria feira uma reforma completa no departamento de futebol, que vinha sendo alvo de críticas na temporada. 

Ameaça de morte para Fábio Mota:

Após as eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Baiano, o presidente do Vitória, Fábio Mota, sofreu ameaças de morte. Depois que a família também foi ameaçada, o presidente analisou deixar o cargo. 

Empate no Clássico e terceira eliminação precoce em 2023

Das duas formas de conquistar vaga na Copa do Brasil 2024 foi descartada. Sete dias depois da primeira eliminação no Baiano e quatro dias após a segunda, os comandados de Condé também caíram na Copa do Nordeste. 

A equipe foi matematicamente eliminada da competição após o empate em 1 a 1 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada do torneio regional. 

Chegada de Ítalo Rodrigues:

No dia 12 de março, o clube anunciou a contratação de Ítalo Rodrigues, diretor de futebol para a sequência da temporada 2023. Com perfil de experiência na montagem, gestão, treinamento e liderança de equipes de futebol, ele chegou para fechar uma lacuna na parte executiva e com o desafio de fazer contratações pontuais.  

Pausa forçada de quase um mês: 

Depois de jogar contra o Campinense no dia 21 de março, para fechar a fase de grupos da Copa do Nordeste, o rubro-negro baiano deu uma "acalmada" no coração de seu torcedor e só voltou a campo no dia 14 de abril, quando iniciava a Série B.

A pausa pode ter sido um divisor de águas para diretoria buscar reforços e o técnico Léo Condé conseguir implantar seu esquema de jogo.

Volta por cima e início de Série B avassaladora

A virada de chave teve início na Série B. Sob o comando do então contestado Léo Condé, o Vitória surpreendeu a todos e conquistou cinco triunfos seguidos logo na largada do torneio. Com poucos momentos de oscilação dentro da competição, o Leão liderou quase toda competição e se destacou como melhor mandante, segundo melhor visitante, terceiro melhor ataque e defesa sólida. 

Além do sucesso em campo, o Vitória também quebrou recordes fora dele. Com uma média de público impressionante de 22.842 por jogo e um total de 433.992 ao longo do campeonato, a torcida do Leão mostrou seu apoio inabalável, tornando-se uma parte vital da jornada triunfante em 2023.O resultado disso foram olhares do Brasil inteiro voltados para aquela torcida que havia tirado o time da Série C e estava a poucos passos de uma conquista Colossal.

Campanha coroada com título inédito 

A trajetória na Série B, além de garantir o retorno à Série A, também rendeu ao rubro-negro seu primeiro título Brasileiro. O jogo que entrou para história foi contra o Sport, no Barradão, durante a 37ª rodada, onde o troféu foi entregue, levando quase 30 mil torcedores, que estavam presentes, à loucura.

O 2023 do Vitória foi mais um ano de afirmação e que mostrou, mais uma vez, a força dessa torcida que canta e vibra! Em 2024, o clube vai em busca da reafirmação na elite do futebol brasileiro e você, torcedor, deve seguir exigindo o que merece: o melhor! 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade